Plovdiv, Bulgária, foi eleita a Capital Europeia da Cultura de 2019. Não é para menos. A cidade búlgara que foi construída em sete colinas, assim como Roma, é também conhecida por sua longa e rica tradição literária. Para que Plovdiv, Bulgária, fosse eleita como Capital Europeia da Cultura em 2019, muitos aspectos contaram a seu favor. E um desses fatores, bastante importante, foi o fato de que a cidade é casa de alguns dos locais históricos mais importantes na Europa. Conheça um pouco mais sobre a cidade e o que você pode esperar de uma viagem à Plovdiv, Bulgária.

Conheça mais sobre a histórica Plovdiv, Bulgária

Plovdiv, Bulgária, é a segunda maior cidade do país. Quando faz bom tempo, a grande maioria de seus habitantes gostam muitos de espalharem-se pelas praças e cafés da cidade. O que se tornou uma tradição bastante acentuada entre os que lá residem. A cidade é muito acolhedora, graças não somente ao povo que faz questão de receber os visitantes de braços abertos, mas também aos próprios aspectos arquitetônicos. É como visitar um pequeno vilarejo, mas trata-se de uma grande cidade. Na principal rua de comércio está um estádio romano, datado do século II, por lá passaram muitos combates de gladiadores. Um espetáculo a céu aberto. Dentro de uma das cidades mais aclamadas da Bulgária, há também um teatro de mármore, construído na época em que o imperador Trajano. As peças de teatro eram ali assistidas e muito admiradas. Hoje, no que restou do monumento, o local voltou a ser palco para os artistas contemporâneos. 

Os pequenos palácios de Plovdiv, Bulgária

No ponto mais alto da cidade, está a fortaleza de Plovdiv, Bulgária. É de lá que uma das melhores vistas da cidade pode ser apreciada. Com direito a observar também o rio Maritsa. Descer de tão alto será uma verdadeira aventura e ao mesmo tempo um belo presente aos olhos. Suas ruas estreitas, em grandes ladeiras, permitem que o visitante esteja sempre muito próximo as janelas das “casas do renascimento”. Elas se chamam assim porque são parte de uma reconstrução feita em uma época que foi chamada de renascimento búlgaro. Os comerciantes mais ricos da cidade, nessa época, construíram belíssimas casa, como se fossem pequenos palácios. E hoje, esses pequenos palácios são um símbolo do ressurgimento do sentimento nacionalista búlgaro. Com tetos decorados, a maioria dessas casas abriga hoje cafés, museus e comércios. Suas cores vivas e sacadas de madeira completam o cenário de beleza das construções. 

Por ser uma das cidades mais antigas do mundo Plovdiv, Bulgária, guarda muitas belezas, mistérios e muita cultura. Para comemorar o prêmio de Capital Europeia da Cultura de 2019, um site foi criado e conta com uma extensa programação cultural. Pode ser acessado em: https://plovdiv2019.eu/en – infelizmente o site apenas apresenta versão em inglês ou búlgaro. Acompanhe a programação e divirta-se. Não se esqueça de fazer reservas antecipadas, neste momento a cidade está em foco e pode ser difícil encontrar alojamento. Divirta-se.

Deixe uma resposta

Fechar Menu