A cidade de Guarda, Portugal é a mais alta do país, região nevada em meses frios e de muitas histórias devido ao número de povos que por lá já passaram. Guarda, fica junto à Serra da Estrela, zona turística tanto de estrangeiros quanto de portugueses que buscam aventuras na neve e temperaturas congelantes. 

Patrimônio cultural, lindas paisagens e uma deliciosa gastronomia é o que não falta na Guarda, e a juntar a isto, um povo hospitaleiro e cortês. Hoje vamos conhecer um pouco melhor aquela que também é conhecida como a cidade dos 5 F’s: forte, farta, fria, fiel e formosa. 

Turistando: o que fazer em Guarda, Portugal 

Bem, podemos dizer que visitar a cidade é também embarcar para as páginas de um livro de história, tamanha são as belas paisagens e a arquitetura da região. As ruas e casas em pedra, com janelas coloridas são um charme especial do local, por isso nossa primeira dica sobre Guarda é: caminhe muito. Para se descobrir uma cidade nada melhor do que caminhadas pelos arredores. 

Em relação aos locais a visitar, recomendamos a Sé de Guarda como o principal ponto. O esplendoroso monumento foi construído entre o final do século XIV, no reinado de D. João I  e o século XVI com D. João III tendo em consideração a época, a arquitetura segue os padrões da arquitetura românica, gótica e manuelina. Considerada como um dos monumentos nacionais, a Sé de Guarda merece sua visita e atenção.

Mas há ainda mais o que fazer em Guarda. Um dos pontos importantes a se conhecer na cidade é Torre de Menagem. Ela fica no topo da cidade e onde se “esconde” a paisagem mais bonita da região, incluindo a Serra da Estrela. A Torre de Menagem é mantida como patrimônio arqueológico e espaço para exposições de arte. 

Quanto se paga para morar em Guarda, Portugal?

Na lista de melhores locais para se viver em Portugal, Guarda figura a 9º posição. Portanto morar nesta cidade pode ser uma grata surpresa, afinal possui registro de civilizações pré-históricas que viveram por lá e desde então vem sendo colonizada e se expandindo ano a ano. 

Morar em Guarda, Portugal, é sem dúvida gastar pouco. Por lá um apartamento de 1 quarto pode custar 300€, muito diferente, por exemplo, da capital Lisboa, em que o metro quadrado com preços elevados podem chegar a 1200€ em um apartamento no mesmo tamanho. 

Para quem não se importa com as baixas temperaturas, morar na Guarda é uma excelente opção. Tenha em conta que muitas das casas (a maioria) não possui infraestrutura para a neve, portanto providenciar um bom equipamento para os meses mais frios faz com que se economize muito em contas de eletricidade. 

Guarda possui ainda uma excelente universidade, transporte público e saúde de qualidade e lazer para toda a família a preços modestos e que cabem no bolso. As melhores oportunidades de trabalho na região estão associadas ao turismo, ao marketing e ao setor de vendas. 

Guarda, Portugal, é uma daquelas cidades em que você vai visitar e então começa a fazer planos para morar, pois o custo benefício e a qualidade de vida proveniente da região encantam. Uma das melhores formas de saber um pouco mais sobre Guarda é acessando o site oficial da região clicando aqui. E claro, planejando sua viagem à cidade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu