Quem faz o Blog




Sou Ione Omena Rangel, nasci em 1987, em Maceió-AL. Adoro viajar e desde cedo comecei a conhecer o mundo, minha primeira experiência de residência em outro lugar foi em 2003, em um intercâmbio na Califórnia-EUA com o objetivo de aprender a língua daquele país. Desde então, posso dizer que nunca “parei”. Morei em Curitiba-PR, onde transferi a faculdade de arquitetura e logo depois surgiu a oportunidade de fazer intercâmbio na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – Portugal em 2008 onde não consegui ficar apenas um ano, é uma das mais reconhecidas escolas de arquitetura do mundo, fiquei encantada com a maneira diferente de aprender arquitetura, fiz transferência e estou no Porto desde então.

Devido aos vários pedidos, que amigos me fazem sobre dicas de Portugal, resolvi criar este blog.  Moro no Porto há quase 10 anos e adoro conhecer cada lugar especial e bonito daqui de Portugal. 

Esse pequeno país no extremo sudoeste da Europa com seus 2000km de costa teve influência do mar na sua cultura, gastronomia e estilo de vida e esse é um dos motivos que este país tanto me encanta. Porto e Lisboa tem vistas deslumbrantes não só do mar como seus rios, características certamente inesquecíveis.

O Porto com seu vinho e muita história para contar, Lisboa cosmopolita e dinâmica, o Algarve com suas praias, o Alentejo com sua incrível paisagem, a Madeira com suas flores, cada região com seu encanto.

Faço uma seleção dos melhores lugares que conheço, espero que as dicas e os Guias de Viagem Personalizados ajudem e que vocês tenham uma ótima experiência e gostem de Portugal tanto quanto eu.

Meu outro blog: http://ioneomena.com

27 comentários :

  1. Adorei as dicas! Você tem alguma sugestão de roteiro pra quem quer conhecer Porto, Lisboa, Madeira e a região do algarve? Quantos dias você recomenda em cada cidade? Obrigad!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou do blog, fico feliz!
      Acredito que 3 dias em cada em cada lugar é o mínimo, menos que isso é bem corrido e não conhece muita coisa.
      Espero que tenha ajudado, qualquer dúvidapode enviar um email. Obrigada, Ione

      Eliminar
  2. Ioninha, adorei seu blog com dicas sobre Porugal. Morei em Lisboa entre 1998 e 2000 e tive o prazer e a oportunidade de conhecer pessoas e diversos "sítios" desse belo e secular país. Muitas dessas passagens resultou em um livrinho chamado "Lisboa Cheia de Graça" que ecrevi e publiquei quando voltei ao Brasil. Esse seu blog me inspira a também fazer um blog contando algumas dessas vivências.
    Vai aqui um poema inspirado na saudade de Lisboa e de um e seus inesquecíveis Poetas;

    Lisboa


    Oh, Lisboa,
    Pessoa!

    Que bom provar o sabor do teu sabor.
    Degustar devagarzinho cada parte do teu ser,
    e sentir aquele aroma de café com leite
    que acalma a alma da gente.

    Derreter na língua a mais pura poesia,
    feita de sonhos e farinha lambuzados d`ovos,
    dos doces sabores da terra,
    e dos lugares por onde andastes,

    Meu poeta!
    Minha Lisboa!

    beijos e Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tia, que bom que gostou! Fico feliz!! Se quiser partilhar alguma experiência aqui fique à vontade, me envie por email (oguiadeportugal@gmail.com) que eu posto aqui no blog.
      Adorei o poema! Obrigada, Beijos. Ioninha

      Eliminar
  3. Olá Ione, vou em breve a Portugal por 10 dias, sozinha e com pouca grana.Seu blog será muito, muito útil.
    Gosto de visitar, por onde passo, comércios no estilo da 25 de março e do Saara no RJ vc conhece? Existe algo neste estilo em Lisboa e Porto?
    Mandei um e-mail com uma dúvida, vc poderia me responder?
    Fico no aguardo,
    Mariana/Brasil.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olá Ione! Ter conhecido um pouco de Portugal esse ano de 2012,com minha mulher, foi uma experiência sensacional. Lisboa, Cscais, Sintra se revelaram uma amostra sem igual de uma nação organizada, ordeira, disciplinada, sustentável e linda. Portugal sabe praticar bem as lições de civilidade e educação que a história tem ensinado. Pena que nosso querido Brasil ainda tem muita estrada para percorrer nesse campo.
    Pretendo voltar sempre que puder. Portugual não virou pra mim uma fotografia de viagem, mas uma nação querida e cheia de graça para meu espírito universalista, que tem essa nação como uma fonte de eterna inspiração e feliz saudade.
    Hélder G. Freitas - MG -Brasil
    contatohelder@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. Oi Ione,parabéns pelo blog, excelente dicas. irei em setembro pra aí , meu marido fará o caminho Santiago de Compostela e eu irei depois para encontra-ló. Queremos ir a Porto, Coimbra e Fátima, como ficaremos 1 semana não sei se vale a pena ir até Lisboa? Teria alguma dica de onde deveremos ficar e quantos dias em cada lugar? Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    Sou brasileira e também estarei morando no Porto até julho. Sempre acompanho suas dicas de Portugal!

    Hoje estou escrevendo porque tenho algumas dúvidas sobre o taxi free: existe um prazo de "validade" para fazê-lo ? Será que consigo solicitá-lo em uma viagem de Madrid para o Marrocos ? Não terei como levar todos os produtos, pois o voo será low cost. Será que consigo fazer esta operação em uma casa de câmbio aqui de portugal, mostrando as passagens aéreas e até mesmo levantando os produtos ?

    Abraços!

    Patrícia.

    ResponderEliminar
  8. A palavra "rapariga" é tão somente o feminino de rapaz. A palavra "rapaz", no Brasil, tem também sentido pejorativo, já que rapariga é sinónimo de prostituta?

    ResponderEliminar
  9. Olá Ione

    Poderia me dizer qual melhor hotel de Funchal para hospedar-se no ano novo?
    Que tenha boa acomodação e localização e vista aos fogos de artificio...

    ResponderEliminar
  10. É sempre tão bom descobrir mais blogs de sucesso que promovem Portugal!!
    Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Ione,
    Feliz 2014!
    Pretendo visitar Portugal em setembro próximo. Fiquei contente em ver tantas dicas boas, principalmente, sobre o respeito aos nossos irmãos, descritos no tópico "Curiosidades".
    Estou aprendendo muito e, certamente, irá auxiliar durante a viagem.
    Abraço,
    Sidnei Esteves
    Rio de Janeiro
    e-mail: sidneiesteves@gmail.com

    ResponderEliminar
  12. Ola Ione, tudo bem ? Acharia interessante na parte da Gastronomia citar o Convento de Belmonte, aonde esta o Chef Valdir Lubave, que faz o gostoso Capuccino de Cogumelos Com Espuma de Ervas Arómaticas do Jardim do Comvento, uma coisa fantástica ! :D

    ResponderEliminar
  13. Olá Ione, adorei seu blog!

    Gostaria de saber se você conhece uma cidade próxima do Porto chamada Vila do Conde. Estou indo para lá em fevereiro e queria conhecer um pouco mais sobre o local.

    =)

    ResponderEliminar
  14. Ola Gostrai de saber se vc faz trabalho de guia particular ou se conhece alguem que possa fazer? Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Olá, estarei participando de um congresso na Universidade de Porto na semana santa. Gostaria que vc indicasse um roteiro turistico que caiba no orçamento de estudante de doutorado, mas que possibilite conhercer um pouquinho de Portugal. Quais restaurantes mais barato vc indica em Porto? e locais pra visitar. Abcs. Oliria

    ResponderEliminar
  16. olá ione, parabens pelo incrivel blog. vou passar minha lua de mel em portugal e ficaremos 3 dias em Porto e 5 em Lisboa. vc poderia recomendar hoteis design nestas cidades?
    outra dúvida: queremos esticar a viagem até o marrocos. vc tem alguma dica de lá ou sabe de algum blog sobre o país?

    muitissimo obrigada.
    caroline

    ResponderEliminar
  17. Ione parabéns pelo seu blog. Gostaria de uma dica simples porém complicada. Estarei em Lisboa apenas por um turno das 8h as 13h. O que posso conhecer de forma rápida. Faço um city tour (de ônibus turístico, se tiver) ou vou logo em dois a três pontos turísticos que são imperdíveis? Grato

    ResponderEliminar
  18. oi Ione,
    estou preparando um roteiro para uma viagem rápida com meu marido e me deparei com seu blog durante minha pesquisa no google. ADOREI suas dicas!!! Super organizada!!
    Gostaria de saber que lugares de Portugal vc indica para conhecer em apenas 1 semana de viagem, pq tb vamos à Espanha. Pensei em Lisboa e Porto, o q vc acha??
    Obrigada!!
    bjs
    Julia
    juliamello.fisio@gmail.com

    ResponderEliminar
  19. MUITO BOM E BEM EXPLICADO,VALE A PENA CONHECER PORTUGAL, EU JA ESTIVE AI,MINHA FAMILIA E PORTUGUESA DO ALGARVE,FERNANDO GONCALVES SIMAO,VEJA A TOPLUS AMIZADES MUNDIAIS, UM GRUPO VOLTADO PARA A CULTURA E INFORMAÇÃO UTIL,ESTOU SEMPRE COLOCANDO DICAS E NOVIDADES,TOPLUS IDIOMAS E A NOSSA CONSULTORIA DE IDIOMAS NO RIO DE JANEIRO,VOU DIVULGAR PARA OS MEUS AMIGOS O GUIA DE PORTUGAL, MUITO BOM! SAUDAÇÕES!

    ResponderEliminar
  20. Olá
    Ficarei 4 dias em Portugal
    Quais os passeios indispensáveis a fazer incluindo Fátima?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sintra é uma cidade linda e fica pertinho de Lisboa, basta uma tarde para conhecer.
      Em Lisboa precisa de pelo menos 2 dias para conhecer, tem alguns posts que podem te ajudar:
      12 atrações grátis em Lisboa: http://www.oguiadeportugal.com/2014/05/12-atracoes-gratis-em-lisboa.html
      O Que fazer em 1 dia em Lisboa? http://www.oguiadeportugal.com/2014/06/o-que-fazer-em-1-dia-em-lisboa.html
      Confira mais posts em Lisboa - Turismo.
      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  21. http://www.freewalkingtourporto.com/ visitem o Porto a pé ! vão adorar :)

    ResponderEliminar
  22. Olá Ione, está muito bom o seu blog. Eu sou Guilherme Buest, sou proprietário da empresa Tupan Tours e gostaria de fazer uma parceria contigo, pois faço transporte low cost para o Outlet de Vila do Conde, Transfer para o Aeroporto e Tours/Passeios por Portugal com guias brasileiros. Segue meus dados, se pudermos falar em algum momento agradeço Cumprimentos,

    Eng.º Guilherme Büest
    Sócio-gerente


    +351 222 430 043
    +351 935 262 984
    www.tupantours.com
    info@tupantours.com
    www.facebook.com/tupantours

    ResponderEliminar
  23. Olá! Adoro seu blog! Sugestão; Portugal no inverno. Natal e Ano Novo. Obrigada! Bjos!

    ResponderEliminar
  24. Adorei o artigo, eu também amo viajar e esse artigo me fez lembrar de varias viagens que eu já fiz.

    ResponderEliminar